terça-feira, 22 de junho de 2010

Clareamento Dental

Por que os dentes escurecem?
A alteração na cor do esmalte do dente pode ser ocasionada por diversos fatores externos ou internos. A causa mais comum é o fumo e o consumo em excesso de alimentos e substâncias com fortes corantes como café, vinho tinto e refrigerante a base de cola. Já as manchas que estão na estrutura do dente podem ser ocasionadas por condições genéticas ou serem adquiridas ao longo da vida, através da ingestão de antibióticos, traumatismos e fluorose (excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes).

Quem pode fazer o clareamento?
Qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade já pode fazer o clareamento, contanto que os dentes estejam íntegros e sem muitas restaurações. O cuidado maior deve ser com gestantes e lactantes, que devem evitar o clareamento doméstico.

Quem tem restauração pode fazer clareamento?
Sim, porém é recomendável trocar ou retocar as restaurações, pois os clareadores não agem sobre elas.

Como o clareamento é feito?
O clareamento é feito através de géis oxidantes que, ao liberarem oxigênio no esmalte e na dentina, quebram as moléculas dos pigmentos causadores das manchas. Existem diferentes técnicas de clareamento que podem ser feitas no consultório ou pelo próprio paciente em casa, sendo a principal diferença entre elas o tempo de tratamento.

Quais cuidados devem ser tomados durante o clareamento?
Durante o tratamento não se deve fumar e evitar tomar café, chá e refrigerantes em excesso. Sobretudo, siga as orientações do seu dentista que podem variar dependendo do caso

Os produtos utilizados são prejudiciais à saúde?
Quando o paciente segue corretamente as orientações do dentista, os produtos usados no clareamento não prejudicam a saúde e tampouco afetam a estrutura do dente. Por isso o acompanhamento do dentista é indispensável.

O dente pode voltar a escurecer?
Sim, porém não na mesma intensidade. Pode ser necessário um novo tratamento para manutenção da cor, em média dois anos após o clareamento, variando conforme o caso.

Nenhum comentário: