quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ortodontia Lingual

Ortodontia Lingual é a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes, como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguais, por isso o nome: Ortodontia Lingual e Aparelho Ortodôntico Lingual.
A principal vantagem desta técnica é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico. Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.

Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em ambos, no lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro.
Na maioria das vezes o prazo do tratamento é o mesmo que o convencional.
As peças utilizadas são diferentes, os brackets linguais têm um design totalmente diferente que vem sendo desenvolvido há muito tempo e são extremamente pequenos, polidos e com pouco impacto na língua. O objetivo é aumentar a eficácia e o conforto durante o tratamento reduzindo o índice de descolamento de brackets. A técnica de colagem dos brackets é bem mais complexa e exige treinamento específico.Os arcos precisam ser personalizados, o que exige habilidade do ortodontista. A técnica de colagem é indireta, pois é necessária uma fase laboratorial para preparar os brackets para a colagem. Nesta etapa são preparados os posicionadores que têm a função de reproduzir na boca a posição que foi determinada pelo ortodontista nos modelos de gesso. Esta montagem preliminar permite uma colagem precisa e confortável para o cliente.



Pela dificuldade de se trabalhar com este tipo de aparelho, normalmente estes tratamentos são mais caros, mas é importante lembrar que os valores sempre variam muito dependendo do profissional e até mesmo da região onde este se encontra. Por isso sempre recomendo que você procure um especialista na sua cidade e faça uma consulta de avaliação para ter noção dos valores envolvidos.

Nenhum comentário: