quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tipos de aparelhos

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos existentes?
O tratamento pode ser realizado com aparelhos fixos (metálicos ou cerâmicos) ou removíveis.
Os aparelhos fixos exercem força sobre os dentes produzindo movimentação dentária. O aparelho fixo é composto pelos brackets (as peças que são coladas aos dentes), arcos (que produzem as forças para a movimentação), ligaduras (as famosas borrachinhas coloridas que prendem o arco aos brackets) e acessórios (como molas, elásticos, etc). Hoje devido à alta tecnologia empregada nestes materiais, os tratamentos são mais rápidos, mais confortáveis e mais estéticos. Hoje em dia existem aparelhos de cerâmica, que são bastante estéticos, em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.
Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente e dependem mais da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicas, utilizadas nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).


O que são aparelhos de cerâmica?
Braquetes Cerâmicos são seguros e esteticamente agradáveis para todos os pacientes ortodônticos. Ortodontistas do mundo inteiro já aprovaram estes aparelhos, pois têm obtido sucesso em proporcionar resultados longos e duradouros, usando-se métodos de tratamento ortodôntico tradicionais, porém, com uma excelente aprovação estética.
Freqüentemente existem dúvidas sobre as diferenças do aparelho metálico e do aparelho cerâmico.
Alguns aspectos devem ser esclarecidos:
O aparelho cerâmico é mais estético, principalmente hoje com os fios que também podem ser estéticos, da mesma cor do aparelho.
Se utilizados de forma adequada, não haverá diferenças biomecânicas entre os dois aparelhos, ou seja, a evolução dos casos será similar.
Para os adolescentes que gostam de colocar elásticos (borrachinhas) coloridos, o aparelho metálico é mais indicado, uma vez que no cerâmico se coloca, normalmente, elásticos transparentes.. A maior diferença está no custo dos aparelhos, pois o cerâmico ainda possui um custo um pouco mais elevado.

Nenhum comentário: