segunda-feira, 7 de junho de 2010

Doenças da gengiva

O que é a doença gengival?
A doença das gengivas é uma inflamação das gengivas que pode evoluir, afetando o osso que rodeia e suporta os seus dentes.
É causada pelas bactérias da película que se forma naturalmente em torno dos dentes e gengivas que chama-se placa bacteriana. Se não for removida através da escovação e do uso do fio dentário, diariamente, forma-se cada vez mais placa bacteriana. Quando torna-se dura ou mineralizada chamamos de tártaro e as bactérias existentes infectam não só as suas gengivas e dentes, mas também eventualmente os tecidos que suportam os dentes. Isso pode em um estágio adiantado da doença levar à mobilidade dentária, perda dos dentes ou à necessidade de serem removidos pelo seu dentista.

Existem dois estágios na doença gengival:
* Gengivite - é a fase inicial e totalmente reversível da doença gengival. É uma inflamação das gengivas provocada pelo crescimento da placa bacteriana na zona entre o dente e a gengiva. Se a escovação e o uso do fio dentário não removerem essa placa bacteriana, são produzidas toxinas que podem inflamar o tecido gengival, causando a gengivite. Como decorrência, a gengiva se torna avermelhada, inflamada e pode sangrar durante a escovação. Trata-se de uma forma branda de doença que não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos que seguram os dentes. A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto, os periodontistas esclarecem que, se não for tratada, a gengivite pode progredir para o estágio seguinte da doença periodontal que chama-se periodontite.
* Periodontite - esta é a fase avançada da doença, quando o osso e as fibras de suporte que mantêm os dentes no seu lugar foram também afetados. As suas gengivas podem começar por formar uma bolsa abaixo da linha gengival que retém alimentos e placa bacteriana. Um tratamento dentário adequado e um cuidado melhorado na higiene oral podem prevenir a progressão da doença.

Como sei que tenho uma doença gengival?
A doença das gengivas pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos. Detectada no seu início, a doença gengival pode ser reversível. Visite o dentista ou periodontista(dentista especializado no tratamento dos problemas gengivais), se observar algum dos seguintes sinais ou sintomas:

* Gengivas avermelhadas;
* Gengivas inchadas;
* Gengivas com sangramento durante a escovação, a mastigação ou uso do fio dentário;
* Dentes que parecem mais compridos pela recessão das gengivas;
* Gengivas que se separam dos dentes, criando bolsas;
* Aparecimento de espaços entre os dentes ou alteração no encaixe dos dentes;
* Formação de pus entre os dentes e as gengivas;
* Mau hálito constante e mau sabor na boca.

Como se trata a doença das gengivas?
As fases iniciais da doença gengival podem ser reversíveis através da escovagem e do uso de fio dentário. Uma boa higiene oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme.

Uma limpeza profissional feita no consultório dentário é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro ou cálculo. Caso o seu problema seja mais grave, pode ser preciso fazer uma raspagem abaixo da gengiva, na região das raízes dos dentes. Trata-se da remoção da placa bacteriana e tártato que se encontram abaixo da gengiva agredindo os tecidos de suporte dos dentes assim como do alisamento por raspagem de algumas irregularidades das raízes dos seus dentes, tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.

Através de consultas regulares, a fase inicial da doença das gengivas pode ser tratada antes que avance para um problema mais grave. Entretando se o problema for grave mesmo assim existe tratamento, que pode e deve ser feito pois o paciente com um problema periodontal sério, não está condenado a perder os dentes, embora em algumas situações extremas isto possa vir a acontecer.

Nenhum comentário: