quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saúde Bucal da Gestante

Gestante pode ir ao dentista?
Sim, pode e deve! O ideal é a futura mamãe já entrar na gravidez com os dentes tratados, livres de cáries e dos problemas de gengivas. Mas, se houver alguma ocorrência neste período, a gestante deve sim procurar solucioná-lo com o seu dentista.
Caso haja necessidade de tratamento, evita-se realizar procedimentos muito invasivos nos três primeiros meses de gravidez(pela formação do bebê) assim como nos três últimos meses (pela proximidade do parto). No caso de Rx dental, o aparelho é direcionado para a face da mãe ficando distante da barriga e ainda a paciente deve ser coberta com avental de chumbo para proteção .
Se for preciso realizar anestesia, o cirurgião-dentista entra em contato com o médico responsável pela gravidez da mãe a fim de tomar os devidos cuidados e então administrar um anestésico diferenciado e que não interfira no bebê em desenvolvimento ou na gestação.
Outro cuidado é com o uso de medicamentos: sempre que a gestante necessitar de remédios deve entrar em contato com seu médico responsável ou dentista em questão para que possa ser medicadada melhor maneira. Um cuidado especial é com a Tetraciclina, um antibiótico comum, que pode causar descoloração ou manchas nos dentes da criança, que já estão em formação. Por esta razão, não deve ser usado por mães que amamentam ou mulheres durante a gravidez. Também é importante lembrar que pesquisas tem demonstrado que uma mulher grávida pode compartilhar o seu sangue com o bebê antes mesmo dele nascer, sendo assim, qualquer infecção presente na boca da mãe (cárie ou doença de gengiva) pode afetar o bebê e, inclusive, levar até a um parto prematuro. Portanto, a saúde bucal durante a gravidez é fator importantíssimo para a tranqüilidade do período gestacional e saúde do futuro bebê. Cuide bem do seu sorriso, faça uma visita ao seu dentista!

Ana Paula Reckziegel
Cirurgiã-dentista ConfiDentia - Odontopediatria e Clínica Geral

Nenhum comentário: