sexta-feira, 8 de abril de 2011

Por que devo extrair o dente siso?

Os dentes sisos (como são popularmente chamados) correspondem aos terceiros molares. Frequentemente, permanecem inclusos devido à falta de espaço na boca para erupcionarem. Quando se encontram inclusos, devem ser removidos por uma série de razões.

Eu posso ter problemas se eu não extrair os sisos?
A permanência de um dente incluso (terceiros molares ou outros dentes inclusos) pode acarretar em uma série de problemas à saúde. Eles podem causar a reabsorção dos dentes próximos a ele (o que pode acarretar na perda do dente vizinho, como o segundo molar). Eles contêm células ao seu redor que podem sofrer alguma transformação com o passar do tempo, gerando cistos ou tumores, formando lesões que podem assumir proporções muito sérias. Podem ocasionar dores por comprimir algum nervo além de proporcionar uma zona de fraqueza na mandíbula (em se tratando dos sisos inferiores) tornando essa área mais suscetível a sofrer algum tipo de fratura.
Muitas vezes, as pessoas deixam de lado esse problema porque o dente ainda não incomodou, o que é um grande erro.

Há uma idade ideal para extrair os dentes sisos?
Com o passar dos anos, a extração de um dente incluso pode tornar-se mais complicada, ao extrairmos um siso de um paciente de 20 anos é menos complicado do que se extraíssemos esse mesmo dente desse paciente aos 60 anos. Isso porque as condições de cicatrização de um paciente jovem são melhores do que de um paciente de mais idade. Além de que tecnicamente, a extração torna-se mais difícil com o passar da idade. Portanto, ao invés de esperar o dente doer ou infeccionar, extraia seus terceiros molares quando seu dentista indicar. Lembre-se de que a saúde é o bem mais precioso que temos.

Quais são os exames necessários?
Uma simples radiografa panorâmica, geralmente é o suficiente para realizar a cirurgia. Podemos, também, lançar mão de radiografas periapicais que nos dão um detalhamento maior das estruturas anatômicas da região.
Em alguns casos mais complexos, como proximidade do dente com o nervo ou processos patológicos associados, o mais indicado é a solicitação de tomografias computadorizadas .

Fontes:
Dr. Lucas Andrade - CRO-RS 17164
Atua na Clínica ConfiDentia como Cirurgião Bucomaxilofacial

Jornal APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas
Fevereiro de 2011.

Nenhum comentário: